Cidades do ABC oferecem programas gratuitos de castração de animais

Muitas pessoas são leigas quando o assunto é castração em animais, isso porque ainda é um tema que gera muitas dúvidas e medos. Castrar vira uma decisão importante para um tutor que vai mudar a vida de seu animalzinho para sempre. Na Grande ABC, existem procedimentos que as prefeituras oferecem de forma gratuita para quem se interessa em castrar seu animal. 

Em São Bernardo do Campo, o serviço de castração em cães e gatos é feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, que fica na Av. Dr. Rudge Ramos,1740, Rudge Ramos. Segundo a prefeitura, a inscrição  pode ser feita pelos telefones (11) 4365-3349 e (11) 4367-3306 ou pelo e-mail  controle.populacional@saobernardo.sp.gov.brÉ necessário apresentar comprovante de residência, CPF, RG e uma foto do animal. Vale também para o Castramóvel (Unidade móvel que facilita a castração em lugares distantes de clínicas) que são trazidos, exclusivamente, pelas protetoras da região. Para a castração, é preciso que o animal tenha no mínimo 2 meses de vida.  

Santo André também possui clínicas conveniadas que possuem procedimento próprios de acordo com a localidade de seus tutores, localizados nos bairros Campestre, Utinga, Homero Thon e Jardim Cristiane. O cadastro é feito pela gerência de controle de zoonoses localizada na Rua Igarapava, 239, Valparaíso, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. É preciso que o animal tenha mais de 4 meses de vida e o tutor deverá apresentar RG, CPF, comprovante de residência e vacinação anti-rábica atualizada (últimos 12 meses). O tempo de espera varia entre 20 e 30 dias. O Castramóvel são escolhidas com base nos históricos de estudos epidemiológicos de cada região. O cronograma de atendimento do equipamento é divulgado pela Prefeitura de Santo André nas suas redes sociais. 

São Caetano do Sul possui o Programa Saúde e Bem-Estar Animal que concentra uma série de ações que visam a proteção, o conforto e a vida saudável dos pets. O programa municipal de castração é destinado a animais resgatados, errantes, comunitários, de protetores independentes, adquiridos em feiras de adoções e de famílias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do município. Quem se enquadra nos critérios e tem interesse na castração, deve efetuar o pré-cadastro enviando e-mail para bemestaranimal@saocaetanodosul.sp.gov.br, com as seguintes informações: nome, endereço e telefone para contato, além de nome, idade, peso aproximado, sexo e raça do animal. 

O trailer Saúde Animal em Movimento, faz consultas, castração e outros atendimentos de baixa complexidade. Tudo de graça e exclusivo para animais comunitários, donos de baixa renda e inseridos nos programas sociais da Prefeitura. A unidade móvel conta com equipe composta por médico veterinário, assistente e outros profissionais da área. O atendimento é feito nos bairro e segundo a Prefeitura de São Caetano, a programação é divulgada nas redes sociais. 

De acordo com a veterinária especialista em castração Maria Luíza de Melo Dias, esse tipo de ação  é muito importante, principalmente na questão de doenças. “Ela ajuda a prevenir uma série de doenças ligadas ao aparelho reprodutor e aos hormônios que ele produz. Nas fêmeas é a prevenção do desenvolvimento de câncer de mama, no útero e nos ovários e infeções uterinas, conhecida como piometra, evitar a ocorrência do cio e de gestações indesejadas e previne a pseudociese (gestação psicológica). Nos machos ajuda a diminuir o risco de fuga do seu cachorro ou gato, previne o aparecimento de tumores nos testículos e na próstata, na redução da agressividade e evita que cães façam xixi em locais impróprios”. 

Laís Alves Rodrigues, moradora de Santo André, que utilizou o programa gratuito da prefeitura, diz que o procedimento foi tranquilo e rápido. “Castrei a minha gata Pita, que na época deu cria duas vezes. Procurei o CCZ, e depois de 1 mês de espera, consegui uma vaga. Fiquei surpreso pela rapidez da cirurgia. No mesmo dia já buscamos a Pita e levamos para casa", conta.  

Marcos Antônio da Silva, morador de São Bernardo, explica que a castração melhorou o comportamento do seu cão Max. “Meu cachorro era muito energético, umas das recomendações foi a castração. Depois da castração, parece que é outro cachorro, muito mais calmo”.

*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Universidade Metodista de São Paulo. 

Fonte Oficial Site da Universidade Metodista de São Paulo: http://www.metodista.br/

You have successfully subscribed!